No dia 30 de maio de 2019, Dirlane Maria Pereira Vieira iniciou sua trajetória profissional no Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG). Contratada para trabalhar no Serviço de Higienização e Limpeza (SHL), conquistou a oportunidade que tanto queria. Mãe de Jamilly, de 16 anos, fruto do casamento com Ivaldo Huk, Dirlane frequentou o ambiente hospitalar por alguns anos em razão de um problema de saúde da filha. Isso a fez ter um olhar diferente pelos profissionais da saúde e imaginar-se dentro desse ambiente em um futuro próximo.
Foi o que aconteceu. Essa percepção levou Dirlane a mudar de área e de planos. Formada em Técnica de Administração, decidiu abandonar a área administrativa e cursar Técnica de Enfermagem. Contudo, para saber se tinha feito a escolha certa, precisava trabalhar em um hospital para saber se aquilo era o que ela realmente queria para a vida. “Sou apaixonada pela arte de cuidar”, diz Dirlane.
Quando viu, estava contratada e trabalhando no SHL do Centro Cirúrgico, local onde tem contato direto com médicos, enfermeiros e pacientes. “Foi uma grande mudança sair da área administrativa e entrar na higienização e limpeza. Até me pediram para escolher outra área, mas optei por essa porque queria ter um conhecimento mais amplo a respeito do meu curso”, explica.
Além de viver a experiência e assistir às práticas dos profissionais dentro do hospital, Dirlane sente-se feliz por poder conhecer a pessoas e ouvir delas testemunhos fascinantes. “É muito gratificante poder ajudar pessoas que estão passando por um momento difícil, transmitir uma palavra de conforto”, diz.
Uma história que marcou Dirlane foi a de um paciente que tinha cirrose hepática e que, entre idas e vindas, ficou quase dois meses internado. “Ele não tinha muito com quem conversar e queria se entregar para Deus. Como sou católica, nos meus plantões eu passava no quarto dele e dizia: “Vamos rezar!”. Até que um dia, assim que sai do quarto e rezamos, ele partiu. É uma história que vou levar para a vida toda. E ganhei um anjo no céu que cuida de mim agora”, afirma.
Dirlane sabe que o caminho a percorrer é longo, cheio de obstáculos, mas ela se diz preparada para encarar e buscar a realização pessoal e profissional. “Quando eu terminar o curso, vou me especializar. Não gosto de ficar parada. Quero me candidatar a uma vaga de técnica de enfermagem, mas passando por todo o processo seletivo. Gosto de trabalhar com transparência. Pra mim, tem que ser tudo certinho porque senão me sinto envergonhada.”
Atenção aos estudos e à família
Fora do expediente de trabalho, Dirlane diz ser uma pessoa muito tranquila, bem administrada e focada nos objetivos. Quando está de folga, faz os serviços domésticos, ajuda o marido e a filha em alguma atividade e se dedica aos estudos e aos animais de estimação — a gatinha Demy e à cachorrinha Flu-Flu. “Também gosto de passear com a minha família, visitar cidades, ir à praia para ver o pôr do sol ou simplesmente fazer uma caminhada”, afirma Dirlane, que tem deixado em segundo plano os passeios por conta da pandemia do coronavírus.
Comments