Foram realizadas na última sexta-feira, dia 29, no Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG), duas câmaras técnicas de alta temporada com representantes da área da saúde, de entidades de suporte ao atendimento a pacientes em situação de urgência e emergência e autoridades políticas de São Francisco do Sul.
Em pauta, a apresentação do plano de ação para atendimento de urgência e de emergência aos usuários da UPA 24 Horas Sandra Regina na temporada de verão no período entre 1º de dezembro de 2019 e 26 de fevereiro de 2020, após o Carnaval.
Na oportunidade, foram detalhados os desafios do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) à frente da UPA, bem como registradas as sugestões propostas pelos representantes das entidades e corporações representadas da câmara técnica com o intuito de melhorar a relação com os usuários.
Participaram da primeira câmara técnica, a diretora-executiva do HMMNSG e UPA 24 Horas, Clemência de Souza; a diretora técnica, Lizabel Baniski; a diretora Operacional Sul do INDSH, Lilian Buse; a secretaria de Saúde de São Francisco do Sul, Nádia Raposo; a secretária de Saúde e Saneamento de Balneário Barra do Sul, Edna de Andrade de Souza; o coordenador de Enfermagem do Sistema de Regulação (SISREG), Getúlio Raposo; o médico plantonista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Marcus Grudtner; e o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários, João dos Santos Júnior.
CÂMARA TÉCNICA COM VEREADORES A segunda câmara técnica, que foi realizada na sequência, contou com a participação dos vereadores Salvador Luiz Gomes, Dioclésio Antunes, Edson Luiz Duarte, Christopher Oliveira e Álvaro Siebers; do representante do Conselho Municipal de Saúde, Rodimayer Rodrigues; da assistente social Karina Martins; e da coordenadora de Enfermagem do HMMNSG e UPA 24 Horas, Alyne Basseto Borges.
A diretora Operacional Sul do INDSH, Lilian Buse, conduziu a apresentação e divulgou ações planejadas para a alta temporada, como a inserção de dois técnicos de enfermagem em uma escala alternativa para os horários de pico e a colocação de profissionais da enfermagem de sobreaviso para entrar na escala em casos especiais.
A diretora do INDSH reforçou ainda que todas as medidas preventivas estão sendo tomadas no sentido de resguardar a qualidade e agilidade no atendimento dos usuários da UPA 24 Horas de São Francisco do Sul.
Comments