A diretoria do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG) e da UPA 24 Horas recebeu, nesta quarta-feira (13), na Sala de Convivência do HMMNSG, os vereadores Odair José de Carvalho, Dioclésio Izidoro Antunes, João Carlos Miranda e Edson Luiz Duarte; a secretária da Saúde, Nádia Raposo; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Janet Pibernat; o secretário de governo, Marcos Arzua; e representantes da área da saúde.
O objetivo do encontro foi mostrar como funcionam os fluxos e modelos de atendimentos no HMMNSG e na UPA 24 Horas; como está estruturada a equipe de profissionais que presta atendimento à população; que investimentos foram realizados desde que o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) assumiu a gestão das unidades e que estão nos planos para o futuro imediato; entre outros assuntos.
Inicialmente, a diretora-executiva Clemência de Souza falou sobre o volume de atendimentos realizados no HMMNSG e na UPA desde o mês de maio, quando o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) assinou o contrato de gestão das unidades hospitalar e de pronto-atendimento com a Prefeitura de São Francisco do Sul, e mostrou detalhes do perfil de atendimento.
Em seguida, a coordenadora de Enfermagem, Alyne Basseto Borges, explicou como é feita a classificação de risco dos pacientes, um processo de triagem necessário para estabelecer prioridades em um pronto-socorro. Clemência complementou destacando as metas quantitativas de permanência de internação por especialidade e de realização de cirurgias.
A assistente social Karina Martins explicou como é a metodologia de pesquisa de satisfação do usuário e de que forma são coletadas as informações. Mostrou ainda o modelo de formulário entregue aos pacientes internados e os questionamentos feitos a eles, a forma como são tabulados os dados e o cálculo do índice de satisfação. Clemência reforçou que a obtenção desses dados é primordial e ajuda a estabelecer uma metodologia de trabalho mais eficaz para corrigir eventuais pontos falhos.
A diretora técnica Lizabel Baniski detalhou como é a composição das equipes médicas do hospital e da UPA nos plantões de 24 horas e quantos profissionais atuam em cada período. Destacou também como funciona o fluxo de atendimento e de transferência de pacientes, além das necessidades pontuais para diminuir o tempo de espera no Pronto-Socorro e na UPA.
No final do encontro, Clemência apresentou as ações desenvolvidas pelo INDSH desde que assumiu a gestão do HMMNSG e da UPA, como a organização e arquivamento de prontuários; instalação de uma nova central de gases; a organização da farmácia; e a implementação de gestão de fluxos. Também detalhou os investimentos feitos em manutenções e reformas estruturais e os projetos futuros e pediu aos vereadores apoio para a busca de soluções imediatas que possam beneficiar os usuários do hospital e maternidade e da UPA 24 Horas.
Comentarios