O enfermeiro Jefferson Farias, do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG), participou, nesta quarta-feira (4), de uma aula sobre Sepse – Segurança do Paciente, em Curitiba (PR). O evento, realizado no auditório de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba, foi promovido pela Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp) e contou com a presença do doutor José Mauro Vieira Junior, diretor do Núcleo de Segurança do Paciente e responsável pela implantação do Protocolo de Sepse no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
De acordo com o enfermeiro Jefferson, a aula foi muito produtiva e trouxe importantes esclarecimentos do doutor José Mauro, que dissertou sobre o tema, falou das dificuldades para a implantação do protocolo de sepse e mostrou alternativas para trazer mais segurança aos pacientes. “Foi muito proveitoso e conseguimos aprender bastante com a experiência do doutor José Mauro, em especial, sobre o núcleo de segurança do paciente, definição de protocolo e aplicação”, ressaltou.
O que é?
Sepse, mais conhecida como infecção generalizada, é um termo usado para designar um conjunto de manifestações graves (disfunções) em todo o organismo, decorrentes dessa infecção. Atinge aproximadamente 600 mil pacientes por ano no Brasil e é considerada uma das principais causas de mortalidade hospitalar. Identificada a Sepse, o tratamento precisa ser iniciado rapidamente. Considerando que a infecção é causada por bactérias, o uso de antibiótico se faz necessário para o adequado tratamento.
Comments