top of page
Foto do escritorAssessoria de comunicação

Gestantes do Grupo Aconchego recebem dicas sobre nutrição e amamentação

Os cuidados com a nutrição durante e após o período de gestação, tanto da mãe como do bebê, e os benefícios da amamentação foram temas debatidos no segundo encontro do Grupo de Gestantes Aconchego, nesta quinta-feira (5), no Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG).

O Grupo Aconchego tem a coordenação da assistente social do HMMNSG e UPA 24 Horas, Karina Flávia Martins, em conjunto com a coordenadora de Enfermagem do HMMNSG e UPA 24 Horas, Alyne Basseto Borges; e conta com o apoio da diretoria executiva do HMMNSG e da Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco do Sul.

As palestrantes convidadas para o segundo encontro foram a nutricionista Ana Amélia Bragagnolo de Souza e a enfermeira do Centro Cirúrgico e do Centro Obstétrico do HMMNSG, Emily Dominoni.

Elas falaram especificamente sobre as áreas que atuam e tiraram dúvidas das sete gestantes presentes no encontro. O terceiro e último encontro está programado para o dia 2 de abril, na Sala de Convivência do HMMNSG e, a partir de maio, será aberto um novo período de inscrições para a formação do segundo grupo de gestantes.

No encontro desta quinta-feira, a nutricionista Ana Amélia falou sobre os alimentos que devem ser priorizados na alimentação, principalmente àqueles que garantem nutrientes e são indispensáveis para o desenvolvimento adequado do feto. Comentou também sobre os perigos da ingestão de alimentos industrializados e excesso de sal.

“Quanto mais variada e nutritiva for a alimentação, mais fácil vai ser a adaptação da mãe e o desenvolvimento do bebê”, destacou Ana Amélia, reforçando que após o nascimento do bebê, a mãe precisa continuar se alimentando adequadamente para evitar que a qualidade do leite materno seja afetada.

A enfermeira Emily, por sua vez, mostrou às gestantes como deve ser feita a amamentação e as posições mais indicadas para segurar o bebê perto do peito, bem como permitir a correta sucção do leite materno. Segundo Emily, o uso de alguns acessórios pode causar lesões à mama e dificultar o aleitamento. Ela também falou sobre os perigos de se oferecer ao bebê mamadeiras e chupetas.














“Mais uma vez, conseguimos trazer conteúdos relevantes e que proporcionaram uma ótima interatividade das gestantes com as palestrantes. Estou muito feliz com o resultado do projeto e vamos fechar com chave de ouro no último encontro”, disse a assistente social, Karina Flávia Martins.

No final, as gestantes receberam chaveiros em formato de mama, um brinde gentilmente oferecido pelo Ateliê das Meninas, que desenvolve trabalhos artesanais com fios e tecidos. Além dos profissionais envolvidos, a diretoria do HMMNSG e da UPA 24 Horas agradece o apoio do Supermercado Angeloni e da Panificadora e Confeitaria Doyá, que forneceram doces, sucos e salgados para o café das gestantes.

5 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page