Um projeto de interação voltado para os colaboradores do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG) e da UPA 24 Horas Sandra Regina que tem o objetivo de contar histórias de pessoas que vivem a rotina do hospital e da UPA, mostrar o que fazem, o que pensam, os planos que têm para o futuro, os momentos de lazer com os amigos e a família, entre outras coisas.
As publicações serão mensais e terão sempre um personagem diferente, que poderá ter a indicação dos próprios colaboradores. Para isso, as equipes serão estimuladas a contatar seus gestores e identificar colaboradores que podem ter suas histórias contadas na publicação.
O objetivo, como a própria denominação diz, é conectar as pessoas, estreitar os laços de amizade e fortalecer vínculos no ambiente de trabalho. Confira abaixo a história de Vinicius Silveira Lemos, tecnólogo de radiologia e colaborador do HMMNSG há sete anos. Ele é o nome primeiro personagem do projeto Conectar.
VISÃO ALÉM DOS RAIOS-X
Vinicius concentrado em seu setor de trabalho
Ter aptidão e paixão pelo que faz, sempre procurando atender aos pacientes da melhor maneira possível. É assim que o tecnólogo em radiologia, Vinicius Silveira Lemos, 32 anos, resume a sua rotina de trabalho no Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG).
Colaborador da unidade atualmente administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), Vinicius iniciou suas atividades no hospital em julho de 2012, data da inauguração. Ele conta que a rotina de trabalho no setor de radiologia é sempre uma incógnita, afinal, nunca se sabe o que irá encontrar durante o turno de trabalho.
Essa imprevisibilidade, aliás, é uma das coisas que faz Vinicius gostar ainda mais da profissão. Ele opera o equipamento de raios-X do hospital, um equipamento que fica em uma sala isolada, cercada de paredes de chumbo e que tem fundamental importância para os diagnósticos dos médicos, permitindo identificar com precisão a extensão de traumas.
Vinicius é quem recebe o paciente, faz o encaminhamento para a sala de exames, executa os procedimentos de preparo e realiza o exame.
Em poucos segundos, o resultado é conhecido e encaminhado ao médico para que seja emitido o laudo. Tudo muito rápido e que, muitas vezes, é fundamental para salvar vidas.
“É o que eu sempre quis fazer na minha vida, é o que eu gosto. Em nenhum momento pensei em fazer outra atividade ou trabalhar em outra área profissional”, diz Vinicius.
SINTONIA COM OS COLEGAS
Paixão pela atividade vem desde o ensino médio
O interesse de Vinicius pela radiologia surgiu ainda na época de escola, no ensino médio. Ele adorava as aulas de biologia e isso o fez despertar para a atividade. Inicialmente, procurou um curso para se especializar, formou-se em tecnólogo e até chegou a lecionar para alunos de radiologia.
A grande oportunidade veio anos depois, com a inauguração do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça. Na unidade, ele construiu uma história e hoje celebra cada conquista ao lado dos colegas e amigos.
“Vejo muita sintonia da equipe de trabalho aqui no hospital. Todos atuam de forma igual, se dão bem. Isso faz toda a diferença e o serviço fica até mais leve”, ressalta.
Para o futuro, Vinicius mantém cautela, mas admite que um dos seus objetivos é buscar especialização na área de radiologia.
“Quero me aperfeiçoar um pouco mais, fazer algum curso de especialização. A radiologia oferece vários campos para trabalhar, não apenas os raios-X. É uma área bastante abrangente tanto para quem opta pelo curso técnico como pelo curso superior” destaca.
Comments