A diretoria do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG) e da UPA 24 Horas de São Francisco do Sul recepcionou, na tarde desta quinta-feira (14), o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. Ele visitou o hospital acompanhado do coordenador macrorregional de Saúde de Joinville, Thiago Patricio Furtado, para ouvir as necessidades de saúde do município e explanar as ações que estão sendo implantadas nas regionais de saúde do Estado. O encontro contou com a presença do secretário de Saúde de São Francisco do Sul, Jefferson Pacheco de Moraes; do secretário de Governo Tufi Michreff Neto; da gerente administrativa da Sáude em São Francisco do Sul, Maria Aparecida Pismel; da diretora executiva do HMMNSG e da UPA 24h, Clemência Moreira de Souza; e da diretora técnica do HMMNSG e da UPA 24h, Dra. Lizabel Balta Zumba Baniski.
Essa foi a segunda visita do secretário de Estado ao hospital. A primeira ocorreu em março deste ano, no auge das internações por Covid-19, quando o município implementou um plano de emergência e ampliou o atendimento de pessoas com síndromes gripais na unidade hospitalar.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, a menor complexidade do tratamento da Covid-19 permite agora tratar as demandas que ficaram represadas durante a pandemia, para tanto a proposta é identificar as necessidades locais e os serviços que podem ser oferecidos pelas unidades hospitalares. “O Estado está ofertando os recursos para essa estruturação”, frisou Ribeiro.
Com o vocacionamento das unidades hospitalares, estruturas de retaguarda e serviços complementares é possível retirar as pessoas da fila de espera de procedimentos e cirurgias, tornando as regiões de saúde mais independentes, com oferta de serviços interligados, evitando os deslocamentos de pacientes pelo Estado.
Comments