Foi instaurada nesta semana no Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG) e UPA 24 Horas a Comissão de Cuidados Paliativos com o objetivo de centralizar as necessidades dos pacientes com diagnóstico terminal, bem como as das famílias envolvidas.
A comissão terá ainda o papel de facilitar a tomada de decisões do paciente e da família, sempre norteada pelos princípios de ética clínica e no respeito pelos valores e pela dignidade na atenção.
A comissão é presidida pela diretora técnica do HMMNSG e UPA 24h, doutora Lizabel Baniski, e tem como vice-presidente o gerente assistencial do HMMNSG, Roberson Félix. No total, 16 profissionais que atuam em diferentes áreas da unidade integram a comisão.
Outros objetivos da equipe são estabelecer e disseminar a “cultura” dos cuidados paliativos; discutir paradigmas assistenciais; criar diretrizes de avaliação e atendimento focado no controle de sintomas e psicossociais; individualizar ações e prioridades em cada fase de evolução da doença; entre outras.
A prioridade é oferecer um cuidado seguro e digno para todos os pacientes que estão nesta condição. O INDSH, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, preza pelo respeito à vida e, com base nisso, estimula as unidades que administra a desenvolverem iniciativas com esse propósito.
Comments