O Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG) investiu recentemente em kits necessários para colocar em operação o equipamento de gasometria do laboratorio de análises clínicas.
Esse equipamento é fundamental na medição de parâmetros do sangue como a oxigenação, quantidade de gases presentes e PH sanguíneo da amostra, entre outros.
De acordo com o biomédico responsável pelo laboratório do HMMNSG, João Braga, o equipamento entrou em operação no mês de fevereiro após capacitação das equipes e proporciona mais agilidade e segurança na entrega dos resultados.
“Antes, a gente fazia a coleta da gasometria e enviava a amostra para um laboratório parceiro de Joinville, o que demorava horas. Agora vamos poder fazer tudo aqui e entregar o resultado muito mais rápido. O diagnóstico é muito mais assertivo e imediato para o paciente”, diz o biomédico.
Além da agilidade, o equipamento acrescenta confiabilidade no processo. Isso porque ele realiza um processo chamado de IQM no qual verifica o funcionamento correto do sistema, realizado após todas as passagens de amostras e a cada hora. Essa prática também evita desgaste dos componentes.
A entrada em operação do gasômetro é mais uma ação implementada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), organização social responsável pela administração do HMMNSG e da UPA, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco do Sul. A busca pelo aprimoramento de processos tem o objetivo de satisfazer a atender, cada vez mais, as necessidades da população francisquense.
Comments