Com o aumento do número de casos de Covid-19, a Prefeitura de São Francisco do Sul, em conjunto com a diretoria do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça (HMMNSG), ampliou o suporte de atendimento aos pacientes diagnosticados com a doença. Para isso, foi adotado um Plano Emergencial, que entrou em vigência nesta terça-feira, dia 9 de março.
Ele consiste no ajuste da estrutura de funcionamento do hospital e na readequação dos atendimentos prestados no Pronto Socorro do hospital. A partir de agora, pacientes adultos de procura espontânea por pronto atendimento de diversas patologias que não incluam sintomas gripais devem procurar a UPA 24 Horas, no bairro Sandra Regina. Apenas pacientes pediátricos, de zero a 14 anos, e gestantes continuarão sendo atendidos no Pronto Socorro do hospital. As mudanças têm validade por tempo indeterminado e integram o Plano de Contingência do município, anunciado na segunda-feira (8) e que visa amparar os pacientes com Covid-19. Desde a semana passada, o INDSH e a Prefeitura trabalham conjuntamente na contratação de mais profissionais e na compra de medicamentos e equipamentos para assegurar um atendimento de qualidade a todos os usuários.
O Centro de Triagem para Covid-19, localizado no Terminal Turístico Rodoviário Walter Gama Lobo, continuará prestando o primeiro atendimento às pessoas que apresentem síndrome gripal, diariamente, das 8h às 20h, inclusive realizando os testes para diagnosticar a doença. Fora desse horário e nos finais de semana e feriados, o atendimento será prestado exclusivamente no hospital, mas sem a realização de testes. Vale destacar que todos esses esforços empreendidos só terão resultado se houver o apoio da população franscisquense. Isso significa manter o distanciamento social, evitar as aglomerações, sempre usar máscaras de proteção e não esquecer de higienizar as mãos nos ambientes de uso público. Dessa forma, se todos fizerem a sua parte, as chances de vencer essa dura batalha pela vida crescem significativamente.
CONFIRA AS MUDANÇAS
Como fica o atendimento no hospital e na UPA 24 Horas a partir desta terça-feira, 9 de março:.
O Pronto Socorro do hospital atenderá apenas os casos de pediatria (0 a 14 anos completos) e gestantes.
O setor Covid, destinado às demandas de síndromes gripais, vai continuar em funcionamento no hospital.
As internações de pacientes com Covid-19 serão encaminhadas ao hospital a partir de uma avaliação prévia no Centro de Triagem e com recomendação médica.
Nos dias e horários que o Centro de Triagem não estiver funcionando, os pacientes serão avaliados no hospital.
A UPA 24 Horas Sandra Regina vai atender todos os pacientes adultos de procura espontânea por pronto-atendimento das diversas patologias que não incluam sintomas gripais.
Também serão atendidos na UPA 24 Horas os casos de urgência e de emergência encaminhados por serviços móveis ou procura espontânea.
Comments